quarta-feira, 16 de novembro de 2016

PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Ações da Secretaria Municipal de Educação que contribuem para melhorar a educação em nosso município

PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Ações da Secretaria Municipal de Educação que contribuem para melhorar a educação em nosso município

O Pacto iniciou em 2013 e em 2016 acontece nos últimos três meses do ano letivo. Tem como objetivo alfabetizar as crianças até o terceiro ano, oito anos de idade. Participam do Programa de formação continuada, oito Coordenadores Pedagógicos e de 31 Professores Alfabetizadores.
 Em São Loureço do Oeste já se observam bons resultados no IDEB- Índice do Desenvolvimento da Educação Básica de 2015, com obtenção da média 6,4 no Ensino Fundamental , que ultrapassa a média prevista para 2021. A rede municipal de educação tem condições e tem como meta aumentar ainda mais este índice.
Com a adesão ao PNAIC, reelaborou-se o PPP- Projeto Político Pedagógico da rede municipal de acordo com a proposta do Programa para o Brasil, com a intensão de que todas as crianças neste ciclo de alfabetização aprendam ler, escrever, interpretar, se comunicar oralmente,  resolver problemas e  calcular, sem defasagem idade/série, com investimento no ensino e na aprendizagem, através de formação continuada, do envolvimento direto dos gestores escolares, de contratação de professores de reforço escolar em todas as escolas de Ensino Fundamental.
Organizando o ensino, elaborou-se planejamento coletivo do ciclo de alfabetização adaptando-o à proposta do PNAIC, com ênfase nos direitos de aprendizagem. Criou-se um portfólio contendo trabalhos dos alunos e uma ficha de avaliação articulada ao planejamento, permitindo aos professores do ciclo o acompanhamento ao aluno, com condições de avaliar e de intervir com mais clareza e conhecimento.
Com foco no aluno que tem dificuldades de aprendizagem, todas as escolas da rede tem professor de reforço escolar para atendê-los em turno contrário. A ênfase do atendimento ocorre nos conhecimentos básicos, como ler, escrever, interpretar e resolver problemas.
Várias são as ações da Secretaria de Educação que contribuem para a melhoria da qualidade da educação municipal. Observou-se que os alunos leem mais e escrevem mais, após a implantação do Programa de Leitura e com a melhoria do acervo bibliográfico das escolas.  Alunos desde a Educação Infantil até o 9º ano, de todas as escolas, leem uma aula por semana ao mesmo tempo. Também foi instituído o Projeto de escrita, com a elaboração de um livro de textos produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental, os quais são disponibilizados nas bibliotecas das escolas.
O Programa Escola da Família contribuiu com a participação efetivamente da família na vida escolar dos filhos. Com a contratação de um coordenador para o Programa, são planejados encontros nas escolas. Os familiares participam de discussões referentes a educação dos filhos e interagem com a escola nos eventos promovidos.
Falar sobre valores é inerente à escola. Com o Projeto Ética: iniciativa, responsabilidade e compromisso, os conteúdos das diferentes áreas foram planejados, articulando-os aos valores fundamentais para o desenvolvimento dos alunos, identificados na realidade das escolas da rede.  
O Programa Mais Educação, possibilitou em horário integral o envolvimento dos alunos em oficinas de apoio pedagógico, horta, esporte, caratê, capoeira, dança e música. Com a participação em atividades culturais e artísticas, alunos desenvolvem várias habilidades, as quais colaboram na aprendizagem e no desenvolvimento, além de desenvolver o gosto pela escola.
“Ao Mestre com Carinho” é um Programa de Formação Continuada que abrange todos os professores da rede, desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. Acontece com estudos sobre a educação específicos e gerais, ora reunindo todo o grupo, ora por níveis de ensino e por área. É desenvolvido em diferentes ambientes, inclusive na própria escola, com discussões da realidade e definição de temas trabalhados para o alcance dos objetivos e para a superação das dificuldades.
Na rede municipal, os professores utilizam o material do PNLD- Plano Nacional do Livro Didático, adesão realizada em 2013. Os livros são disponibilizados pelo Ministério da Educação sem custos para o município e são elaborados com fundamentação nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Professores Doutores das universidades federais do país avaliam os livros produzidos por várias editoras e os aprovam. A partir disto, são enviados exemplares das coleções aprovadas para as escolas. Os professores analisam e se reúnem por área para efetuarem a escolha dos livros a serem utilizados pelos alunos.
Com a aprovação do Plano Municipal de Educação em 2015, definiram-se 19 metas que, se efetivadas até 2025, promoverão ainda mais qualidade na educação da rede municipal.








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