PNAIC- Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa e Ações da Secretaria Municipal de Educação
que contribuem para melhorar a educação em nosso município
O Pacto iniciou
em 2013 e em 2016 acontece nos últimos três meses do ano letivo. Tem como objetivo
alfabetizar as crianças até o terceiro ano, oito anos de idade. Participam do
Programa de formação continuada, oito Coordenadores Pedagógicos e de 31
Professores Alfabetizadores.
Em São Loureço do Oeste já se observam bons resultados
no IDEB- Índice do Desenvolvimento da Educação Básica de 2015, com obtenção da média
6,4 no Ensino Fundamental , que ultrapassa a média prevista para 2021. A rede
municipal de educação tem condições e tem como meta aumentar ainda mais este
índice.
Com a adesão
ao PNAIC, reelaborou-se o PPP- Projeto Político Pedagógico da rede municipal de
acordo com a proposta do Programa para o Brasil, com a intensão de que todas as
crianças neste ciclo de alfabetização aprendam ler, escrever, interpretar, se
comunicar oralmente, resolver problemas
e calcular, sem defasagem idade/série,
com investimento no ensino e na aprendizagem, através de formação continuada, do
envolvimento direto dos gestores escolares, de contratação de professores de
reforço escolar em todas as escolas de Ensino Fundamental.
Organizando o
ensino, elaborou-se planejamento coletivo do ciclo de alfabetização adaptando-o
à proposta do PNAIC, com ênfase nos direitos de aprendizagem. Criou-se um portfólio
contendo trabalhos dos alunos e uma ficha de avaliação articulada ao
planejamento, permitindo aos professores do ciclo o acompanhamento ao aluno,
com condições de avaliar e de intervir com mais clareza e conhecimento.
Com foco no
aluno que tem dificuldades de aprendizagem, todas as escolas da rede tem professor
de reforço escolar para atendê-los em turno contrário. A ênfase do atendimento ocorre
nos conhecimentos básicos, como ler, escrever, interpretar e resolver
problemas.
Várias são as
ações da Secretaria de Educação que contribuem para a melhoria da qualidade da
educação municipal. Observou-se que os alunos leem mais e escrevem mais, após a
implantação do Programa de Leitura e com a melhoria do acervo bibliográfico das
escolas. Alunos desde a Educação
Infantil até o 9º ano, de todas as escolas, leem uma aula por semana ao mesmo
tempo. Também foi instituído o Projeto de escrita, com a elaboração de um livro
de textos produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental, os quais são
disponibilizados nas bibliotecas das escolas.
O Programa
Escola da Família contribuiu com a participação efetivamente da família na vida
escolar dos filhos. Com a contratação de um coordenador para o Programa, são
planejados encontros nas escolas. Os familiares participam de discussões
referentes a educação dos filhos e interagem com a escola nos eventos
promovidos.
Falar sobre
valores é inerente à escola. Com o Projeto Ética: iniciativa, responsabilidade
e compromisso, os conteúdos das diferentes áreas foram planejados,
articulando-os aos valores fundamentais para o desenvolvimento dos alunos,
identificados na realidade das escolas da rede.
O Programa Mais
Educação, possibilitou em horário integral o envolvimento dos alunos em
oficinas de apoio pedagógico, horta, esporte, caratê, capoeira, dança e música.
Com a participação em atividades culturais e artísticas, alunos desenvolvem
várias habilidades, as quais colaboram na aprendizagem e no desenvolvimento,
além de desenvolver o gosto pela escola.
“Ao Mestre com
Carinho” é um Programa de Formação Continuada que abrange todos os professores
da rede, desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. Acontece
com estudos sobre a educação específicos e gerais, ora reunindo todo o grupo,
ora por níveis de ensino e por área. É desenvolvido em diferentes ambientes,
inclusive na própria escola, com discussões da realidade e definição de temas
trabalhados para o alcance dos objetivos e para a superação das dificuldades.
Na rede
municipal, os professores utilizam o material do PNLD- Plano Nacional do Livro
Didático, adesão realizada em 2013. Os livros são disponibilizados pelo
Ministério da Educação sem custos para o município e são elaborados com fundamentação
nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Professores Doutores
das universidades federais do país avaliam os livros produzidos por várias
editoras e os aprovam. A partir disto, são enviados exemplares das coleções aprovadas
para as escolas. Os professores analisam e se reúnem por área para efetuarem a
escolha dos livros a serem utilizados pelos alunos.
Com a
aprovação do Plano Municipal de Educação em 2015, definiram-se 19 metas que, se
efetivadas até 2025, promoverão ainda mais qualidade na educação da rede
municipal.
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