quarta-feira, 23 de novembro de 2016

PNAIC 2016: A importância da leitura em sala de aula para a fluência leitora

E.B.M SÃO ROQUE


PROFESSORAS:
                             CACIANA CANEVER
                             GISLAINE CORREA
                             MARLI     PARISOTO
                                           PNAIC,NOVEMBRO DE 2016
A importância da leitura em sala de aula para a fluência leitora
OBJETIVOS:
·         COMO CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR?
·         A LEITURA DE HISTÓRIA E DE BONS TEXTOS DEVE FAZER PARTE DA ROTINA DIÁRIA DOS ALUNOS.
  • PLANEJAR A LEITURA – O TEXTO DEVE SER BEM ESCOLHIDO E A LEITURA, ESTUDADA.
  • LER DE DIFERENTES FORMAS CADA TEXTO.
  • PERMITIR INTERAÇÃO DURANTE OU APÓS A LEITURA.
  • PEDIR PARA REPRODUZIREM A HISTÓRIA LIDA.
  • POSSIBILITAR O ACESSO A MATERIAL DE LEITURA SIGNIFICATIVO E INTERESSANTE. EXEMPLO: COMENTAR OS LIVROS QUE LEU E ACHOU INTERESSANTE, E PEDIR AOS ALUNOS QUE TAMBÉM O FAÇAM.
  • COLOCAR O MATERIAL DE LEITURA AO ALCANCE DOS ALUNOS (CAIXA DE LEITURA)
  • TRABALHAR COM TEXTOS QUE POSSIBILITEM A MEMORIZAÇÃO, ORGANIZAR COLETÂNEAS COM ELES E INCENTIVÁ-LOS A CONTAR A HISTÓRIA SEM LÊ-LA.
  • LEVAR EMBALAGENS VAZIAS, FOLHETOS, CATÁLOGO ETC. PARA A SALA DE AULA POSSIBILITANDO QUE O ALUNO PERCEBA OS DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS.
  • LER E ESCREVER COM FINALIDADES REAIS TENDO CONSCIÊNCIA DE PONTUAÇÃO E ACENTUAÇÃO.
·         OFERECER TEXTOS À CRIANÇA JÁ NAS PRIMEIRAS ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO PROPORCIONA CONHECER SEUS USOS E SUAS FUNÇÕES FAVORECENDO A REFLEXÃO SOBRE O SISTEMA DE LEITURA E ESCRITA COM NOÇÃO DE LETRA, NÚMERO, SÍLABAS, PALAVRAS.
·         A PRÁTICA DA LEITURA CADA VEZ MAIS TÊM VALORIZADO  ATIVIDADES VARIADAS QUE FAVORECEM A FLUÊNCIA LEITORA E A COMPREENSÃO DOS TEXTOS.
·         DEMONSTRAR QUE LER É UM HÁBITO PODEROSO QUE NOS FAZ CONHECER MUNDOS E IDEIAS, FAZ AS CRIANÇAS  PERCEBEREM A IMPORTÂNCIA DA LEITURA  EM TODAS    AS IDADES, TORNANDO UM CIDADÃO QUE SAIBA INTERPRETAR O MUNDO.
·         AO LER UMA HISTÓRIA PRECISAMOS CONHECÊ-LA MUITO BEM, POIS A ENTONAÇÃO CONTA MUITO, PRINCIPALMENTE COM CRIANÇAS QUE SÃO LEITORES DEPENDENTES.
·         SOMOS NÓS ADULTOS OS RESPONSÁVEIS POR GERAR NAS  CRIANÇAS O DESEJO DE APRENDER A LER E GOSTAR  DE LER.
·         ELABORAR UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA UMA SEMANA, SENDO POSSÍVEL SUA APLICAÇÃO DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ O 3º ANO. 
·         NA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL SÃO ROQUE DESDE O PRIMEIRO BIMESTRE TODOS OS PROFESSORES E ALUNOS TRABALHAM COM O PROJETO LEITURA INCLUINDO OS TEMAS ABORDADOS PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EM SUAS DISCÍPLINAS.
·          

ESTRATÉGIAS:
·      TROCA DE LIVROS DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA;
·      CANTINHO DA LEITURA EM SALA;
·      CAIXA MÓVEL DE LEITURA;
·      TEXTOS COM TEMAS SUGERIDOS PELA SECRETARIA E A ORIENTADORA FAZ PESQUISA E ENTREGA PARA OS PROFESSORES PARA INCLUIR EM SUAS DISCÍPLINAS E TRABALHAR.
·      APRESENTAÇÃO DE TEXTOS CRIADOS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS.
·      UTILIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE FANTOCHES PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS.




TODO TEXTO, HISTÓRIA, POEMA, CONTO, FÁBULA SERÁ SERVIRÁ TAMBÉM PARA TRABALHAR CONTEÚDOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO TODAS AS DISCÍPLINAS.


                              ATIVIDADES
OBSERVAÇÃO: COM INDICAÇÃO DO VEREADOR MIRIM FOI FEITO PEDIDO DE ALGUNS LIVROS PARA A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO GANHAMOS UM ACERVO QUE ATRAÍ A LEITURA DOS ADOLESCENTES.

SÃO 33 LIVROS.




ESTE TEXTO FOI CIADO PELOS ALUNOS DO REFORÇO ESCOLAR E APRESENTADO PARA ALGUMAS TURMAS.
  
Manuela a Indiazinha

    A indiazinha Manuela morava na mata, lá ela cuidava das árvores, das águas, dos animais, para que tudo ficasse bem cuidado.
    Ela conhecia muitas plantas da natureza que serviam para curar doenças.
    Certo dia chegaram quatro lenhadores para cortar as árvores, que serviam para remédio.
    A indiazinha que estava em sua caverna descansando escutou um estrondo vindo de não muito longe foi ver o que era e a árvore que ela mais gostava estava prestes a ser derrubada.
    Saiu em disparada, pediu aos lenhadores que não cortasse a árvore pois ela iria servir para curar o seu amigo Marcelo que era cego.
    A indiazinha pegou uma folha colocou sobre os olhos de Marcelo e ele voltou a enxergar.
    Quando ele abriu os olhos viu que Manuela tinha ajudado, deu um abraço forte e começou chorar de tanta alegria pois voltou a enxergar a beleza do mundo.
    Os lenhadores ficaram comovidos com aquela cena e nunca mais derrubaram as árvores, compreenderam que precisavam ajudar a indiazinha a cuidar da natureza pois ela é muito importante para a nossa vida.
Autores: Isaac, Edivan, Giovane, Grazielli 





































Nenhum comentário:

Postar um comentário