E.B.M SÃO ROQUE
PROFESSORAS:
CACIANA CANEVER
GISLAINE CORREA
MARLI PARISOTO
PNAIC,NOVEMBRO DE 2016
A importância da leitura em sala de aula para a
fluência leitora
OBJETIVOS:
·
COMO CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR?
·
A LEITURA DE HISTÓRIA E DE BONS TEXTOS DEVE FAZER PARTE DA ROTINA DIÁRIA
DOS ALUNOS.
- PLANEJAR A LEITURA
– O TEXTO DEVE SER BEM ESCOLHIDO E A LEITURA, ESTUDADA.
- LER DE DIFERENTES
FORMAS CADA TEXTO.
- PERMITIR INTERAÇÃO
DURANTE OU APÓS A LEITURA.
- PEDIR PARA
REPRODUZIREM A HISTÓRIA LIDA.
- POSSIBILITAR O
ACESSO A MATERIAL DE LEITURA SIGNIFICATIVO E INTERESSANTE. EXEMPLO:
COMENTAR OS LIVROS QUE LEU E ACHOU INTERESSANTE, E PEDIR AOS ALUNOS QUE
TAMBÉM O FAÇAM.
- COLOCAR O MATERIAL
DE LEITURA AO ALCANCE DOS ALUNOS (CAIXA DE LEITURA)
- TRABALHAR COM
TEXTOS QUE POSSIBILITEM A MEMORIZAÇÃO, ORGANIZAR COLETÂNEAS COM ELES E
INCENTIVÁ-LOS A CONTAR A HISTÓRIA SEM LÊ-LA.
- LEVAR EMBALAGENS
VAZIAS, FOLHETOS, CATÁLOGO ETC. PARA A SALA DE AULA POSSIBILITANDO QUE O
ALUNO PERCEBA OS DIFERENTES TIPOS DE TEXTOS.
- LER E ESCREVER COM
FINALIDADES REAIS TENDO CONSCIÊNCIA DE PONTUAÇÃO E ACENTUAÇÃO.
·
OFERECER TEXTOS À CRIANÇA JÁ NAS PRIMEIRAS ATIVIDADES DE ALFABETIZAÇÃO PROPORCIONA
CONHECER SEUS USOS E SUAS FUNÇÕES FAVORECENDO A REFLEXÃO SOBRE O SISTEMA DE LEITURA
E ESCRITA COM NOÇÃO DE LETRA, NÚMERO, SÍLABAS, PALAVRAS.
·
A PRÁTICA DA LEITURA CADA VEZ MAIS TÊM
VALORIZADO ATIVIDADES VARIADAS QUE
FAVORECEM A FLUÊNCIA LEITORA E A COMPREENSÃO DOS TEXTOS.
·
DEMONSTRAR QUE LER É UM HÁBITO PODEROSO QUE
NOS FAZ CONHECER MUNDOS E IDEIAS, FAZ AS CRIANÇAS PERCEBEREM A IMPORTÂNCIA DA LEITURA EM TODAS
AS IDADES, TORNANDO UM CIDADÃO QUE SAIBA INTERPRETAR O MUNDO.
·
AO LER UMA HISTÓRIA PRECISAMOS CONHECÊ-LA MUITO BEM, POIS A ENTONAÇÃO
CONTA MUITO, PRINCIPALMENTE COM CRIANÇAS QUE SÃO LEITORES DEPENDENTES.
·
SOMOS NÓS ADULTOS OS RESPONSÁVEIS POR GERAR NAS CRIANÇAS O DESEJO DE APRENDER A LER E
GOSTAR DE LER.
·
ELABORAR UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA UMA SEMANA, SENDO POSSÍVEL SUA
APLICAÇÃO DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL ATÉ O 3º ANO.
·
NA ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL SÃO ROQUE DESDE O PRIMEIRO BIMESTRE TODOS OS
PROFESSORES E ALUNOS TRABALHAM COM O PROJETO LEITURA INCLUINDO OS TEMAS
ABORDADOS PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EM SUAS DISCÍPLINAS.
·
ESTRATÉGIAS:
· TROCA DE LIVROS DISPONÍVEIS NA
BIBLIOTECA;
· CANTINHO DA LEITURA EM SALA;
· CAIXA MÓVEL DE LEITURA;
· TEXTOS COM TEMAS SUGERIDOS PELA
SECRETARIA E A ORIENTADORA FAZ PESQUISA E ENTREGA PARA OS PROFESSORES PARA
INCLUIR EM SUAS DISCÍPLINAS E TRABALHAR.
· APRESENTAÇÃO DE TEXTOS CRIADOS
PELOS PRÓPRIOS ALUNOS.
· UTILIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE
FANTOCHES PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS.
TODO TEXTO, HISTÓRIA, POEMA, CONTO, FÁBULA SERÁ SERVIRÁ TAMBÉM PARA
TRABALHAR CONTEÚDOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ENVOLVENDO TODAS AS DISCÍPLINAS.
ATIVIDADES
OBSERVAÇÃO: COM INDICAÇÃO DO VEREADOR MIRIM FOI FEITO PEDIDO DE ALGUNS
LIVROS PARA A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO GANHAMOS UM ACERVO QUE ATRAÍ A LEITURA DOS
ADOLESCENTES.
SÃO 33 LIVROS.
ESTE TEXTO FOI CIADO PELOS ALUNOS DO REFORÇO ESCOLAR E APRESENTADO PARA
ALGUMAS TURMAS.
Manuela a
Indiazinha
A indiazinha Manuela morava na mata, lá ela
cuidava das árvores, das águas, dos animais, para que tudo ficasse bem cuidado.
Ela conhecia muitas plantas da natureza que serviam para curar doenças.
Certo dia chegaram quatro lenhadores para cortar as árvores, que serviam para remédio.
A indiazinha que estava em sua caverna descansando escutou um estrondo vindo de não muito longe foi ver o que era e a árvore que ela mais gostava estava prestes a ser derrubada.
Saiu em disparada, pediu aos lenhadores que não cortasse a árvore pois ela iria servir para curar o seu amigo Marcelo que era cego.
A indiazinha pegou uma folha colocou sobre os olhos de Marcelo e ele voltou a enxergar.
Quando ele abriu os olhos viu que Manuela tinha ajudado, deu um abraço forte e começou chorar de tanta alegria pois voltou a enxergar a beleza do mundo.
Os lenhadores ficaram comovidos com aquela cena e nunca mais derrubaram as árvores, compreenderam que precisavam ajudar a indiazinha a cuidar da natureza pois ela é muito importante para a nossa vida.
Ela conhecia muitas plantas da natureza que serviam para curar doenças.
Certo dia chegaram quatro lenhadores para cortar as árvores, que serviam para remédio.
A indiazinha que estava em sua caverna descansando escutou um estrondo vindo de não muito longe foi ver o que era e a árvore que ela mais gostava estava prestes a ser derrubada.
Saiu em disparada, pediu aos lenhadores que não cortasse a árvore pois ela iria servir para curar o seu amigo Marcelo que era cego.
A indiazinha pegou uma folha colocou sobre os olhos de Marcelo e ele voltou a enxergar.
Quando ele abriu os olhos viu que Manuela tinha ajudado, deu um abraço forte e começou chorar de tanta alegria pois voltou a enxergar a beleza do mundo.
Os lenhadores ficaram comovidos com aquela cena e nunca mais derrubaram as árvores, compreenderam que precisavam ajudar a indiazinha a cuidar da natureza pois ela é muito importante para a nossa vida.
Autores: Isaac, Edivan, Giovane, Grazielli
Nenhum comentário:
Postar um comentário