sexta-feira, 11 de novembro de 2016

PNAIC 2016: APRENDER COM LUDICIDADE E COM MATERIAL CONCRETO É MAIS GOSTOSO.


ALUNOS: 2° ANO
PROFESSORA: CACIANA CANEVER
MATERIAL: ÁBACO E MATERIAL DOURADO
AULA: MATEMÁTICA

OBJETIVOS DA AULA:
-SOLICITAR  QUE AS CRIANÇAS SE AGRUPEM EM TRIO.
-APRESENTAR E EXPLICAR O USO DO ÁBACO E MATERIAL DOURADO.
-RECONHECER E IDENTIFICAR OS NÚMEROS E SUAS QUANTIDADES CORRESPONDENTES.
-DESENVOLVER NOÇÕES MATEMÁTICAS COM A CRIANÇA UTILIZANDO MATERIAL  CONCRETO  ,OBSERVANDO  A POSIÇÃO DO NÚMERO.
-PROPOR  LEITURA ,ESCRITA,CONTAGEM,COMPOSIÇÃO,DECOMPOSIÇÃO E SERIAÇÃO DOS NÚMEROS OBSERVANDO SUA ORDEM NAS VARIADAS SITUAÇÕES PROBLEMAS.
-CRIAR OPORTUNIDADES PARA O ALUNO PENSAR ATIVAMENTE PARA ESTABELECER AS RELAÇÕES DO NÚMERO EM SUA ORDEM ,DESENVOLVENDO CONHECIMENTO DE SUCESSOR ,ANTECESSOR,CRESCENTE ,DECRESCENTE.
-CONSTRUIR CONHECIMENTO DE UNIDADE ,DEZENA E CENTENA EM DIFERENTES REPRESENTAÇÕES NUMÉRICAS.
-DESENVOLVER PRINCÍPIO DO AGRUPAMENTO E REAGRUPAMENTO.
-RESOLVER SOMA ,SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS NATURAIS.

                      ATIVIDADES
DISTRIBUIR FICHAS COM NÚMEROS NATURAIS PARA O CONHECIMENTO DO ÁBACO E MATERIAL DOURADO.
EXPLORAR A ORALIDADE A PARTIR DE QUESTIONAMENTOS SOBRE A SUA ESTRUTURA:
- COM OITO CUBINHOS É POSSÍVEL FORMAR UMA BARRINHA? POR QUÊ?
-COM 12 CUBINHOS É POSSÍVEL FORMAR UMA BARRINHA? POR QUÊ? HAVERÁ SOBRAS
OU NÃO? QUANTOS SOBRARÃO? QUANTOS CUBINHOS FALTARÃO PARA QUE VOCÊ POSSA
FORMAR MAIS UMA BARRINHA? POR QUÊ?
- SE JUNTARMOS 2 CUBINHOS E 8 CUBINHOS É POSSIVEL FORMAR 10? POR QUÊ?
- SE JUNTARMOS 5 CUBINHOS E 5 CUBINHOS É POSSÍVEL FORMAR 10? POR QUÊ?
- TENHO 1 CUBINHO. SE EU ACRESCENTO MAIS UM FICO COM...? ENTÃO 1 MAIS 1 É...?
E 2 MAIS 1? E 3 MAIS 1? E 4 MAIS 1? E 5 MAIS 1? E 6 MAIS 1? E 7 MAIS 1? E
8 MAIS 1? E 9 MAIS 1? O QUE ACONTECE COM O 10 SE EU TIRAR UM? E SE EU TIRAR
1 DO 9 O QUE ACONTECE? 8 TIRA 1, O QUE ACONTECE? ...
TRABALHAR RELAÇÕES DE INCLUSÃO.
- QUANTOS GRUPOS DE 10 HÁ EM 300? POR QUÊ?
- QUANTOS GRUPOS DE 100 HÁ EM 538? POR QUÊ?
- QUANTOS GRUPOS DE 10 HÁ EM 938? POR QUÊ?
-QUAL É O NÚMERO FORMADO POR 3 GRUPOS DE 100, 8 GRUPOS DE 10 E 3 GRUPOS DE
1?
- QUAL É O NÚMERO FORMADO POR 80 GRUPOS DE 10?
- QUAL É O NÚMERO FORMADO POR 20 GRUPOS DE 10 E 3 GRUPOS DE 1?
- POSSO AFIRMAR QUE 23 DEZENAS É IGUAL A 230? JUSTIFIQUE.
- POSSO DIZER QUE 12 UNIDADES DE MILHAR REPRESENTAM 1200? JUSTIFIQUE.
- É CAPAZ DE ENCONTRAR DIFERENTES MANEIRAS PARA SE COMPOR 120? DISCUTA COM
SEUS COLEGAS E APRESENTE PARA A TURMA AS SUAS CONCLUSÕES.    

1- QUANTOS ALUNOS TÊM NA NOSSA SALA?
 2-SABENDO-SE QUE NA SALA DE AULA EXISTEM 18 ALUNOS E QUE A PROFESSORA TROUXE UM PACOTE COM 119 BALAS .QUANTAS BALAS CADA ALUNO IRÁ RECEBER?




























TODA CRIANÇA APRENDE NO SEU RITMO,TEM SEU TEMPO.



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