ALUNOS: 2°
ANO
PROFESSORA:
CACIANA CANEVER
MATERIAL:
ÁBACO E MATERIAL DOURADO
AULA:
MATEMÁTICA
OBJETIVOS DA AULA:
-SOLICITAR
QUE AS CRIANÇAS SE AGRUPEM EM TRIO.
-APRESENTAR E EXPLICAR O USO DO ÁBACO E MATERIAL
DOURADO.
-RECONHECER E IDENTIFICAR OS NÚMEROS E SUAS
QUANTIDADES CORRESPONDENTES.
-DESENVOLVER NOÇÕES MATEMÁTICAS COM A CRIANÇA
UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO ,OBSERVANDO A POSIÇÃO DO NÚMERO.
-PROPOR LEITURA ,ESCRITA,CONTAGEM,COMPOSIÇÃO,DECOMPOSIÇÃO
E SERIAÇÃO DOS NÚMEROS OBSERVANDO SUA ORDEM NAS VARIADAS SITUAÇÕES PROBLEMAS.
-CRIAR OPORTUNIDADES PARA O ALUNO PENSAR ATIVAMENTE
PARA ESTABELECER AS RELAÇÕES DO NÚMERO EM SUA ORDEM ,DESENVOLVENDO CONHECIMENTO
DE SUCESSOR ,ANTECESSOR,CRESCENTE ,DECRESCENTE.
-CONSTRUIR CONHECIMENTO DE UNIDADE ,DEZENA E
CENTENA EM DIFERENTES REPRESENTAÇÕES NUMÉRICAS.
-DESENVOLVER PRINCÍPIO DO AGRUPAMENTO E
REAGRUPAMENTO.
-RESOLVER SOMA ,SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS NATURAIS.
ATIVIDADES
DISTRIBUIR
FICHAS COM NÚMEROS NATURAIS PARA O CONHECIMENTO DO ÁBACO E MATERIAL DOURADO.
EXPLORAR
A ORALIDADE A PARTIR DE QUESTIONAMENTOS SOBRE A SUA ESTRUTURA:
-
COM OITO CUBINHOS É POSSÍVEL FORMAR UMA BARRINHA? POR QUÊ?
-COM
12 CUBINHOS É POSSÍVEL FORMAR UMA BARRINHA? POR QUÊ? HAVERÁ SOBRAS
OU
NÃO? QUANTOS SOBRARÃO? QUANTOS CUBINHOS FALTARÃO PARA QUE VOCÊ POSSA
FORMAR
MAIS UMA BARRINHA? POR QUÊ?
- SE
JUNTARMOS 2 CUBINHOS E 8 CUBINHOS É POSSIVEL FORMAR 10? POR QUÊ?
- SE
JUNTARMOS 5 CUBINHOS E 5 CUBINHOS É POSSÍVEL FORMAR 10? POR QUÊ?
-
TENHO 1 CUBINHO. SE EU ACRESCENTO MAIS UM FICO COM...? ENTÃO 1 MAIS 1 É...?
E 2
MAIS 1? E 3 MAIS 1? E 4 MAIS 1? E 5 MAIS 1? E 6 MAIS 1? E 7 MAIS 1? E
8
MAIS 1? E 9 MAIS 1? O QUE ACONTECE COM O 10 SE EU TIRAR UM? E SE EU TIRAR
1 DO
9 O QUE ACONTECE? 8 TIRA 1, O QUE ACONTECE? ...
TRABALHAR
RELAÇÕES DE INCLUSÃO.
-
QUANTOS GRUPOS DE 10 HÁ EM 300? POR QUÊ?
-
QUANTOS GRUPOS DE 100 HÁ EM 538? POR QUÊ?
-
QUANTOS GRUPOS DE 10 HÁ EM 938? POR QUÊ?
-QUAL
É O NÚMERO FORMADO POR 3 GRUPOS DE 100, 8 GRUPOS DE 10 E 3 GRUPOS DE
1?
-
QUAL É O NÚMERO FORMADO POR 80 GRUPOS DE 10?
-
QUAL É O NÚMERO FORMADO POR 20 GRUPOS DE 10 E 3 GRUPOS DE 1?
-
POSSO AFIRMAR QUE 23 DEZENAS É IGUAL A 230? JUSTIFIQUE.
-
POSSO DIZER QUE 12 UNIDADES DE MILHAR REPRESENTAM 1200? JUSTIFIQUE.
- É
CAPAZ DE ENCONTRAR DIFERENTES MANEIRAS PARA SE COMPOR 120? DISCUTA COM
SEUS COLEGAS E APRESENTE PARA A TURMA AS SUAS CONCLUSÕES.
1- QUANTOS ALUNOS
TÊM NA NOSSA SALA?
2-SABENDO-SE QUE NA SALA DE
AULA EXISTEM 18 ALUNOS E QUE A PROFESSORA TROUXE UM PACOTE COM 119 BALAS
.QUANTAS BALAS CADA ALUNO IRÁ RECEBER?
TODA
CRIANÇA APRENDE NO SEU RITMO,TEM SEU TEMPO.
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