quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Um olhar da Coordenadora Local

PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa Gilda Valandro- Coordenadora Local O curso é desenvolvido no município de São Lourenço do Oeste e neste ano de 2014 terá duração de 160 horas. São duas as orientadoras do PNAIC, que conduzem a formação continuada e a participação das alfabetizadoras que atuam de 1º ao 3º ano é de 100%, num total de 26 professoras. O objetivo do PNAIC é alfabetizar na idade certa, até o 3º ano, ou seja, até os oito anos de idade. É através da reflexão sobre alfabetização e letramento, com ênfase na leitura, na interpretação, na escrita, na produção de textos e na resolução de problemas matemáticos, contextualizados, que o curso acontece. O conhecimento sistematizado deve ser abordado com significado, a partir de situações reais, conforme esclarece Bakhtin “A consciência adquire forma e existência nos signos criados por um grupo organizado de suas relações sociais”. (1998, P.35 APUD Rego, Tereza Cristina, 1995, p. 138). Dessa forma, há possibilidade de se fazer relações entre um conhecimento e outro e então entender a realidade e atuar nela. Espera-se que através da escola, meninos e meninas, homens e mulheres apropriem-se dos conhecimentos científicos e tenham estes como base para inserirem-se na sociedade, conhecendo-a, interagindo e intervindo, com ética e responsabilidade pela vida. Vida digna, de direitos aos bens objetivos e subjetivos produzidos pela humanidade. Como expressa Paulo Freire, “E buscará novas palavras, não para colecioná-las na memória, mas para dizer e escrever o seu mundo, o seu pensamento, para contar sua história”. (1979, p.07). Em São Lourenço do Oeste, os resultados do IDEB-Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, que corresponde ao Ensino Fundamental I, anos iniciais, divulgados pelo INEP- Instituto Nacional de Pesquisas, têm crescido significativamente desde 2005. A cada dois anos são realizadas provas externas, elaboradas pelo Ministério da Educação, sendo que seus resultados são somados aos índices de reprovação, concluindo-se assim o IDEB de cada escola, do município, do estado e do país. No ano de 2013, pela primeira vez foi aplicada a prova ANA- Avaliação Nacional da Alfabetização, nas turmas de 3º ano. A partir da análise dos resultados divulgados pelo INEP, conclui-se que a rede municipal de educação apresentou um nível satisfatório. Referente à leitura, precisamos dar ênfase na interpretação de textos e no conhecimento da realidade. Na área de Matemática considera-se também que o déficit na interpretação dificulta o entendimento na resolução dos problemas relacionados ao contexto. Entende-se que o crescimento do IDEB é devido principalmente, a formação continuada dos professores, também a participação das famílias na vida escolar do filho, entre outros fatores que interferem direta ou indiretamente na educação escolar. A partir de 2013, com a formação através do PNAIC, considera-se que a qualidade da educação, principalmente no ciclo de alfabetização tende a melhorar.

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